lunes, 9 de mayo de 2011

PERIODIPESCA 2011 NOS MEDIOS PORTUXESES


XIX Congresso Internacional de Periodistas Especializados em CAÇA, PESCA, MEIO AMBIENTE e TURISMO RURAL e de AVENTURA.
PORTO do SON – CORUNHA
28 de ABRIL a 01 de MAIO de 2011

Uma vez mais a FENCAÇA – Federação Portuguesa de Caça, foi convidada a participar na PERIODEPESCA/2011, realizada em Porto do Son, Corunha.
O seu variado programa distribuído por cinco dias, consistiu em Jornadas Técnicas de Caça, Pesca, Meio Ambiente, Turismo Rural e Aventura, bem como exposição de cartazes Turísticos, de Flora e Fauna, foram ainda distribuídos a todos os Congressistas, Revistas das diversas especialidades referentes à Caça e Pesca, entre as quais uma Portuguesa – “Caça & Cães de Caça”.
É de salientar uma vez mais, a capacidade organizativa a cargo do já conhecido Periodista Luís Macias Esteves, Presidente da Associação “CLUBE PERIODEPESCA”, o qual uma vez mais felicito e desejos deste continuado projecto por muitos e bons anos, personalidade que muito tem lutado pelos interesses dos Caçadores, Pescadores e Agricultores da Província da Galiza, com uma participação de cerca de 100 Convidados, que uma vez mais, resultou num pleno êxito.
Uma vez mais a colaboração incansável e assídua das esposas gentilmente muito simpáticas dos Organizadores deste Evento, que com toda a sua paixão, em apostarem que nada faltasse aos Congressistas e seus Acompanhantes, que desde Madrid, Ilhas Canárias, Alicante e Portugal fizeram questão estarem presentes.
O Congresso decorreu com diversas conferências e mesas redondas nas quais foram abordados os temas anunciados no programa para discussão e que passo a citar alguns:
PRESIDENTE DA JUNTA DA GALIZA – CONSELHEIRO DO MEIO RURAL DA JUNTA DA GALIZA – CONSELHEIRO DA CULTURA E TURISMO – DIRECTOR GERAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA –
ALCAIDE DE PORTO DO SON – PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE CAÇA DA GALIZA – PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE PESCA DA GALIZA.
TEMAS ABORDADOS:
RESPONSABILIDADES PELOS DANOS CAUSADOS PELAS ESPÉCIES CINEGÉTICAS – Jesus Marquina Olmedo – Chefe dos Serviços de Caça e Pesca da junta da Galiza.
TURISMO MARÍTIMO E PATRIMÓNIO CUULTURAL – Francisco X. Fernandes Naval – Conselho Cultural e Turístico da Junta da Galiza.
PROBLEMÁTICA DOS COUTOS DE PESCA DA GALIZA – Manuel Iglesias Angulo – Director da Escola de Pesca a mosca “Baixo Minho”.
A FAUNA CAÇAVEL GALEGA E SEU ESTADO DE SAÚDE – Luís Eusébio Fidalgo - Catedrático da Universidade de Santiago.
PRESENTE E FUTURO SOCIAL E CINEGÉTICO NA GALIZA – Xavier Nogueira Diz – Presidente da Federação Galega de Caça.
A CAÇA, O CAÇADOR E O CAMPO – Lola Merino Chacón - Presidenta Nacional da Federação de Mulheres e Famílias de Âmbito Rural.
Afirmava esta Senhora que representa 50 mil Mulheres ligadas ao Sector do Campo e da Caça, a importância Económica, Social, Turística que a Caça representa em toda a Província de Castilha de Lá Mancha. Esta Senhora abordou a importância do Sector da Caça no âmbito Feminino, pela polivalência que esta disponibiliza como a Agricultura, o Turismo Rural, o Artesanato, a Restauração o aluguer de Fincas (Coutos) entre muitos outros aqui não sublinhados.
No respeitante aos temas abordados à problemática do Sector da Caça em Espanha e mais propriamente na Galiza, não divergem substancialmente das existentes em Portugal, sobretudo no respeitante à nova LEI das ARMAS bem mais grave que a nossa, pelo facto estarem querendo proibir uso de ARMAS AUTOMÁTICAS e SEMIAUTOMÁTICAS quer na Caça Menor mas também na Caça Maior, embora, logo à partida e pelo simples facto das Autonomias funcionarem em toda a Espanha, não deverá ser esquecido o peso que o LOBI FEDERATIVO DA CAÇA representa, de forma a muitas vezes contrariar os desmandos que o Estado pretende de forma irresponsável prejudicar a Caça e os Caçadores, o mesmo já não se pode dizer de Portugal, pelo facto dos poderes decisório estarem demasiado centralizados no Terreiro do Paço, acrescidas de uma Estrutura Federativa da Caça em Portugal muito debilitada, nada tendo haver com Espanha, temos demasiadas “capelinhas” que além de atrapalharem, tudo fazem para impedir aqueles “muito poucos”, que estando na linha da frente, estão sempre a dar a cara na defesa dos interesses da Caça e dos Caçadores Portugueses a prosseguirem nos objectivos pelos quais todos os Caçadores anseiam (terem Caça e onde Caçar), e aqui não podia deixar de opinar sobre o assunto. Existindo 5 Regiões Cinegéticas, que para mal dos nossos pecados, apenas existem no papel, porque em termos de funcionalidade é “ZERO”, porque não aproveitar REGIONALIZAR a
CAÇA em PORTUGAL através destas? se querem saber como? – um dia poderei explicar.
São Eventos como a PERIODEPESCA que fazem falta em Portugal, do Norte ao Sul, no sentido de que sem receios ou complexos de uma vez por todas, os Caçadores, as suas Associações e as Federações que os representam, dizerem o que pretendem para a Caça e os Caçadores Portugueses, não de uma forma isolada mas a uma só voz, e aqui relembrar o papel importante que a FENCAÇA tem tido neste contexto.
Ao Evento e a todos os Congressistas e Acompanhantes, não faltaram as tradicionais Visitas Guiadas muito bem estruturadas à Região da Corunha, Gastronomia Regional, a tradicional prova de Vinhos da Galiza e como não podia faltar a presença do nosso Amigo e Caçador Júlio Domingues de monção com o respectivo ALVARINHO da BREJOEIRA, não faltando a tradicional Eleição Anual da Rainha da PERIODEPESCA / 2011, é uma forma simpática de unir o grupo participante que acompanha permanentemente por umas “bela rapaza” – Cristina Agraso Alonso, PARABÈNS.
Ao meu Amigo Luís Macias Esteves, o muito nosso obrigado e muitas felicidades nas próximas PERIODEPESCA – GALIZA.

João A. S. Lemos
Aveiro, 06 de Maio de 2011



No hay comentarios:

Publicar un comentario