martes, 21 de mayo de 2013



ASÍ SE HABLA DE PERIODIPESCA EN PORTUGAL

      XXI Congresso Internacional de Periódistas Especializados em CAÇA, PESCA, MEIUO AMBIENTE,      TURISMO RURAL e AVENTURA en NAVIA DE SUARNA
         Mais uma vez a FENCAÇA foi convidada a participar no principal e maior evento anualmente numa qualquer Região da Espanha, sobre Caça, Pesca Meio Ambiente, Turismo Rural e Aventura, o qual se designa por PERIODIPESCA – 2013, que teve a sua realização no lugar de Navia, Lugo.

O seu tradicional e variado programa distribuído por quatro dias, consistiu em jornadas Técnicas, de Flora e Fauna, foram ainda distribuídos pelos cerca de cinquenta Congressistas de toda a Espanha e Portugal e ainda revistas das diversas especialidades entre as quais de Caça e Pesca.
Nunca é demais realçar a capacidade organizativa a cargo do Presidente da PERIODIPESCA – Luís Macias Esteves, o qual uma vez mais o felicito pelo êxito alcançado no XXI – Congresso da PERIODIPESCA – 2013, personalidade que ao longo destes vinte e um anos, tem lutado pela defesa dos Caçadores, Pescadores e Agricultores da Galiza.
O referido evento foi participado por Congressistas e seus Acompanhantes, que desde Portugal, Madrid, Ilhas Canárias, fizeram questão de estarem presentes e que uma vez mais, resultou num pleno êxito, não só pela forma acolhedora como todos foram recebidos, mas também pela riqueza nas diversas abordagens decorridas em diversas conferências e mesas redondas.
Entre as Autoridades presentes destacam-se o representante da Direção Geral da Conservação da Natureza da Província da Galiza, Real Federação Espanhola de Caça, Presidente da Federação Galega de Pesca, Federação Galega de Caça, Presidente da Câmara de Navia e o Presidente da Periodipesca, Luís Macías.
 Após as várias intervenções de tão ilustres personalidades, destaco a do Vice-presidente da Federação Galega de Caça que mais uma vez realçou o problema dos acidentes de viação provocados por espécies de Caça Maior. Foi também abordado a importância da captura e libertação de pesca (pesca sem morte), contribuindo para a conservação dos rios e continuar a manter os efetivos com o único sentido disfrutar deste desporto.
Após a realização deste evento, uma vez mais se constata a importância das Regiões Autónomas, poderem decidir por si, resultado da proximidade das Instancias que tutelam a Caça e Pesca, Ambiente e Federação de Caça Galega.
O paradigma da Caça em Portugal poderia ter muitos dos seus problemas resolvidos numa situação de Autonomia Regional, ação essa, que mete “medo” a muitos interesses instalados no Terreiro do Paço S.A., uma vez mais, repito, e porque ter medo Regionalizar a Caça em Portugal? visto não ter sido convenientemente aproveitado a existência geográfica das cinco Regiões Cinegéticas, orientadas por uma Federação de Caça como a FENCAÇA, em vez de tantas “capelinhas” improdutivas que só atrapalham tendo como único objetivo, extorquir dinheiro aos Caçadores.
Relativamente ao Evento não faltaram as tradicionais visitas guiadas muito bem estruturadas a toda a Região de Navia, Gastronomia Regional, a tradicional mostragem de Vinhos da Galiza e como é da tradição os vinhos Portugueses ALVARINHO, levados pelo nosso Amigo Júlio Domingues de Monção, não faltando também a tradicional Eleição da Madrinha da PERIODIPESCA – 2013, é uma forma gentil de unir o grupo de participantes que acompanhados permanentemente por uma “bela rapaza” – Ana Fernandez Ramos, PARABÉNS.
Ao meu Amigo Luís Macias Esteves, o muito nosso obrigado e muitas felicidades no continuado projecto da PERIODIPESCA – 2014.

Joãso Lemos
20/Maio/2013

No hay comentarios:

Publicar un comentario